Oie,

O Rapha me pediu para fazer uma receita de polvo para ele a um tempo atras…eu fiz e ficou muito boa!!!Então esse fim de semana fizemos de novo na praia e mais uma vez,maravilhoso!!!Decidi ensinar vocês como fazer…..Ja aviso que tenho o pessimo habito de “cozinhar no olho”,portanto eu nao sei dizer medidas tipo gramas e ml…eu digo pitadas e copos..rsrsr,mas qualquer duvida fiquem a vontade para perguntar nos comments….

Vamos la!!!!

Polvo ao Forno

Ingredientes:

– 1 Polvo grande

-1 pimentao vermelho grande

– 3 Tomates bem vermlhos e grandes

-4 Cebolas

-3 Dentes de alho

-Folhas de louro

-Cravo

-Extrato de tomate

-Azeite extra-virgem

-Limao

– 1 Pimenta dedo-de-moça

-Aceto balsamico redulzido

-Batatas bolinhas

-Azeitona preta picada

Modo de preparo:

Polvo:

-Limpe o polvo(Retire a pele de cada tentaculo o maximo que conseguir/Retire a cabeça e a boca,que é uma bolinha que fica no meio dos tentaculos).

-Bata bem o polvo(eu bato ele na pia mesmo,faz uma certa meleca mas é preciso para que ele fique macio).

-Esfregue o polvo com limão(Literalmente esfregue,como se estivesse lavando roupa).

-Coloque o polvo em uma panela de pressão contendo agua,sal,cravo,louro e meia cebola.Deixe cozinhar por 10 min e teste com o garfo para ver se ja esta macio.

Molho:

-Em uma panela refogue as cebolas cortadas em arcos bem finos,e quando estiverem bem macias adicione o Alho cortado em laminas bem finas também.Acrescente o Pimentão cortado em tiras finas e espere ficar macio.Coloque os tomates cortados em cubos.

-Adicione o louro e a pimenta dedo-de-moça(bem picadinha e sem semente).Deixe tudo se desfazer em um molho grosso.Expesse o molho com meia lata de extrato de tomate.

-Conserte a acidez do molho com pitadas  de açucar e depois regule o sal.Finalize com as azeitonas.

Batatas:

-Corte ao meio e cozinhe com sal ate que fique macia,mas não deixe desmachar.

Montagem:

-Em uma tigela de barro coloque o molho,as batatas e por cima de tudo os tentaculos.

-Regue com azeite e aceto balsamico.

-Leve ao forno(de preferencia a lenha)para que fique crocante.

-Sirva .

 

Eu faço no forno a lenha e o resultado fica assim….

Ja fiz duas vezes e posso dizer que fica muitooo bom!!!!!

Quem for tentar me conta depois ok?!!!

Bom Apetite!!!!!

Bjks